Notícias

Em ofício, Sinditamaraty pede solução contra o engessamento nas promoções das carreiras do SEB

Institucional | 28 de janeiro de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Em ofício enviado ao coordenador do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico Institucional do Ministério das Relações Exteriores (GT-PEI/MRE), ministro Gabriel Boff, o Sinditamaraty apresentou a necessidade imediata de uma política para solucionar o histórico engessamento nas promoções das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).
 
Devido à sua importância, esse tema também foi abordado em ofício destinado ao ministro de Estado Carlos França, em outubro do ano passado.

Na análise do Sindicato, é preciso que o ministério elabore um planejamento estratégico que contemple os mecanismos de promoção para os anos de 2022 a 2025. Além de fazer a redistribuição do quantitativo de cargos em cada classe/carreira de todo o SEB.

Outros pleitos
O Sinditamaraty pleiteia, também, que o MRE regulamente os 896 cargos de oficial de chancelaria criados pela Lei 12.601/2012, que podem ser providos gradualmente seja por concurso público ou por ascensão profissional.

E, não menos importante, que o Itamaraty regulamente os cargos de diplomata criados pela mesma lei, priorizando o aumento de vagas na classe de conselheiro.

Apoio aos pleitos
A gestão do Sinditamaraty acredita que o Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico Institucional do MRE pode apoiar e apresentar tais pleitos ao governo, como dentro do próprio Itamaraty, além do Ministério da Economia e da Casa Civil.
 
“Como bem pontuado pelo GT-PEI, cerca de metade dos projetos estão atrasados. O Sinditamaraty acredita que, à parte das dificuldades inerentes ao fluxo de carreira, o do déficit de pessoal afeta a consecução das metas institucionais do MRE”, destaca o ofício da entidade.

O documento enviado ao GT ainda complementa: “A gravidade do atual cenário exige esforços de todos, a fim de disciplinar soluções para todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.”.
 
Leia o ofício na íntegra