Eleições Sinditamaraty: votações ocorrem de 21 a 23 de junho

Sindy Eleições | 21 de junho de 2021

Autor: Erika Braz

As votações para a escolha do comando do Sinditamaraty no biênio 2021/2023 já estão abertas. Até o dia 23 de junho, os servidores filiados poderão eleger as chapas para a Diretoria Executiva e para o Conselho Fiscal, além dos oito integrantes do Conselho de Gestão Estratégica – novidade que o novo Estatuto trouxe à entidade.

Para votar, o servidor do Ministério das Relações Exteriores (MRE) precisa ser filiado ao Sindicato há pelo menos seis meses, estar em dia com a mensalidade e em pleno gozo de seus direitos sindicais.

O link do sistema de votação foi enviado para os filiados por e-mail e via lista de transmissão do WhatsApp.  Para ir direto para ele, acesse: https://bit.ly/3vLmjw4

Em caso de problemas com a votação, o filiado deve entrar em contato por e-mail para [email protected], com cópia para [email protected], até as 22h do dia 22 de junho – tempo hábil para a resolução do caso.

Chapas inscritas
Concorre para a Diretoria Executiva uma única chapa, que traz a reeleição do atual presidente, João Marcelo Melo, e do vice-presidente, Jansen Martins. A chapa “Continuidade” tem, ainda, os seguintes candidatos: Antonio Cottas de Jesus Freitas (diplomata) como 1º Vice-Presidente; e Pedro Augusto de Carvalho Franco (oficial de chancelaria) para o cargo de Diretor Financeiro.

No caso do Conselho Fiscal, são candidatos também em chapa única – a “Unidos do Fiscal”-, os oficiais de chancelaria Helder Nozima Pereira (conselheiro no Brasil) e Ivana Vilela Pereira Borges de Lima (conselheira no Exterior) e o diplomata Mario Augusto Morato Pinto de Almeida (conselheiro no Brasil).

Candidaturas individuais
Já para o Conselho de Gestão Estratégica (CGE), órgão que substituirá o então Conselho Deliberativo (CD), as candidaturas são individuais. Cada carreira terá direito a duas vagas no CGE igual ocorria no CD. A diferença nessa alteração proposta pelo atual Estatuto é que o novo Conselho terá mais atribuições, entre elas a de gestão do Sinditamaraty junto à Diretoria Executiva.

Nestas eleições, concorrem a uma vaga entre os assistentes de chancelaria: Alexey Van der Broocke, Héber Filipe da Mata Borba, Hugo Rafael Felipe Lannes Gonçalves e Tarcísio Ferreira Pádua.
Concorrem à vaga no CGE como representantes dos diplomatas: Andréia Cristina Nogueira Rigueira e Ezequiel Gerd Chamorro Petersen.

Para as vagas destinadas aos oficiais de chancelaria, concorrem Carolina Nogueira Lannes Gonçalves, Evaristo Nunes de Andrade Júnior e Rodrigo Lima Sereno. Já para as vagas de servidores do PCC/PGPE, concorrem Alderimar de Sousa Abreu Carvalho e Amaury Nóbrega de Menezes.

Passo a passo para votar
Ao acessar o link de votação, o filiado fará o login no sistema eletrônico. A votação iniciará pela escolha da chapa para a Diretoria Executiva. Os votantes deverão selecionar uma das seguintes opções: A FAVOR, BRANCO ou NULO. Após a escolha, é preciso clicar no botão verde para confirmar o voto.

Na segunda parte da votação será feita a escolha da chapa para o Conselho Fiscal. Os votantes terão que optar por uma das três possibilidades: A FAVOR, BRANCO ou NULO e novamente clicar no botão verde para confirmar.

Logo, a última votação será destinada à escolha dos dois representantes de cada carreira para o Conselho de Gestão Estratégica. Todos os candidatos inscritos, conforme a carreira do usuário, serão apresentados. Escolha duas opções e confirme o voto no botão verde. Ao final das etapas, uma mensagem aparecerá agradecendo a participação e confirmando a participação no pleito.

Acesse aqui um vídeo com o passo a passo