Conheça a trajetória dos integrantes da Diretoria Executiva

Institucional | 02 de julho de 2021

Autor: Erika Braz

A nova Diretoria Executiva tomou posse no dia 1º de julho. Conheça um pouco da trajetória dos representantes do Sinditamaraty para o biênio 2021/2023:

João Marcelo Melo | Oficial de Chancelaria
Cargo: Presidente
Email: [email protected]

João Marcelo São Thiago Melo, nascido em 12 de julho e 1978, é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Em 2001, foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará. Em 29 de agosto de 2005 diplomou-se Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores.
No Brasil, esteve no Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos, Coordenação Geral de Combate a Ilícitos Transnacionais (COCIT) e no Núcleo de Assistência a Brasileiros.
No exterior, integrou missões na Embaixada do Brasil em Praia, no Consulado-Geral do Brasil em Mendoza e na Embaixada do Brasil em Copenhague.
Desde 2019 está lotado na Divisão de Assistência Consular (DAC), na SERE.

Antonio Cottas | Diplomata
Cargo: 1º Vice-Presidente
Email:  [email protected]

Antonio Cottas de Jesus Freitas, nascido em São Paulo (SP) em 02 de agosto de 1977, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP. É servidor do Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 2004 na carreira de diplomata.
Iniciou trabalhos no MRE na Divisão de Serviços Gerais e no Departamento de Administração. Posteriormente contribuiu com a área econômico-financeira em Brasília, Pequim e Washington. Em recente período de licença, atuou como gestor cultural e divulgador de debates sobre diplomacia e democracia.

Jansen Martins | PCC/PGPE
Cargo: 2º Vice-Presidente
Email: [email protected]
Jansen Martins, nascido em Souza (PB), em 10 de setembro de 1966, está cursando a graduação de Licenciatura em Filosofia. É servidor do Ministério das Relações Exteriores (MRE), desde 1996, na carreira do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
Atualmente na Coordenação-Geral de Administração Consular (CGAC), em Brasília, já cumpriu missões no Brasil e no exterior. Esteve no Departamento de Administração (DA), na Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA) e no Departamento da Ásia e Oceania (DAO). Além de missões em Seul, Santa Cruz de La Siera, em Brasemb Lagos, St. George's e Luanda.

Pedro Franco | Oficial de Chancelaria

Cargo: Diretor Financeiro
Email: [email protected]

Pedro Augusto de Carvalho Franco, nascido em 26 de novembro de 1993, é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Em 8 de junho de 2020, assumiu o cargo de Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE). No Brasil, atua na Coordenação-Geral de Recursos Logísticos desde a sua posse.