Notícias

Câmara dos Deputados quer saber opinião do público sobre a Reforma Administrativa 

Reforma Administrativa | 14 de outubro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Qual sua opinião sobre a Reforma Administrativa? A Câmara dos Deputados quer saber a posição do público a respeito e, para isso, abriu uma enquete no site institucional. Até o momento, a enquete recebeu mais de 220 mil votos e 91% dos participantes – um total de 212.672 votos - dizem ser contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.

Outros 6% dos que votaram dizem discordar com a maior parte da PEC. Um total de 2% aprova totalmente a Reforma Administrativa. Apenas 1% - 3.614 votos - concorda com a maior parte da matéria. Em relação aos indecisos, os votos computados não equivalem nem a 0%.

Na enquete, os internautas podem marcar uma das seguintes opções: Concordo Plenamente; Concordo na maior parte; Estou indeciso; Discordo na maior parte; e Discordo totalmente. Depois do voto, ainda é possível avaliar a opinião de outros cidadãos que participaram da enquete, deixando, por escrito, a própria posição. 

Uma participante contrária avaliou: “Favorece o apadrinhamento, sucateia o Estado”. Outra votante alerta: “Não há pontos positivos, pois, ao retirar a estabilidade dos servidores, procuraram aumentar o cabide de empregos por apadrinhamento político que já existe no pais”. Até o encerramento desta reportagem, 4.340 pontos positivos e 22.663 pontos negativos foram enviados. 

Reforma em andamento
A PEC 32/2020 muda regras para futuros servidores e altera organização da Administração Pública da União, dos estados e dos municípios. O Sinditamaraty é contrário à Reforma e pede a mobilização de todos os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no sentido de convencer os deputados a rejeitarem a proposta.

O texto-base da proposta já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), seguida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Agora, a matéria aguarda votação no Plenário da Casa e precisa de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada e enviada para apreciação do Senado Federal.

Participe da enquete!


Veja a íntegra do texto que vai à votação no Plenário

 


Leia também:

Servidores, vamos barrar a Reforma Administrativa?

Sinditamaraty participa de mobilização contra a Reforma Administrativa

Reforma Administrativa: veja como ficou o texto que vai para votação em Plenário