Centrais Sindicais e Fóruns unificam e protocolam proposta para reajuste salarial de 2024

Servidor | 31 de janeiro de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

As entidades representativas dos servidores do Poder Executivo Federal, afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), reuniram-se para analisar a contraproposta das Centrais Sindicais e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) referente ao reajuste salarial de 2024. Devido à convergência com a contraproposta anterior do Fonacate, as entidades decidiram subscrever e apresentar uma proposta unificada ao governo federal, visando acelerar as negociações.

A contraproposta, protocolada hoje (31) no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), inclui dois blocos de recomposição salarial: um reajuste de 34,32% em três parcelas anuais de 10,34% para servidores que firmaram acordos de dois anos em 2015, e um reajuste de 22,71% em três parcelas anuais de 7,06% para aqueles que fecharam acordos salariais de quatro anos na mesma época.

Além disso, a proposta reforça o pedido de equiparação de benefícios e maior celeridade nas negociações. Quanto às questões não-remuneratórias, solicita a revogação imediata de medidas que afetam a atividade sindical, uma postura governamental contrária à PEC 32/2020 (reforma administrativa) e o fim da contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados (PEC 555/2006).

As entidades esperam que o MGI agende a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente o mais breve possível para atender às demandas dos servidores.

Acesse AQUI a integra da contraproposta protocolada hoje.

Com informações do Fonacate e Fonasefe