Assédio institucional é pauta da primeira Mesa Setorial de Negociação Permanente do Itamaraty

Servidor | 11 de março de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

Nesta segunda-feira (11), ocorreu a primeira reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente para discussão de questões não remuneratórias no âmbito do MRE.

A pauta desta primeira reunião focou na prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Itamaraty.

O embaixador Denis Fontes de Souza Pinto iniciou o encontro destacando a importância da educação para identificar e combater situações de assédio. Durante a reuniao, esse tópico foi amplamente defendido.

Gabriela Perfeito, 1º vice-presidente do Sinditamaraty, enfatizou a relevância da promoção de medidas de capacitação, propondo ainda a obrigatoriedade desses cursos.

A presidente do sindicato, Ivana Vilela, ratificou afirmando que iniciativas de conscientização são cruciais para evitar que futuros servidores aleguem desconhecimento ao cometer assédio.

A embaixadora Daniela Ortega de Paiva Menezes, diretora do Departamento do Serviço Exterior (DSE) do Ministério das Relações Exteriores, aproveitou para apontar a falta de participação dos servidores em iniciativas de capacitação e discutiu a possibilidade de envolvimento das entidades sindicais para divulgação  da importância dessas iniciativas.

Também foi debatida a viabilidade desses projetos como pré-requisitos para promoção nas carreiras e para a assunção de cargos e funções na SERE e no exterior.

Outro tema consulado foi a necessidade de reformulação da comissão para prevenção do assédio discriminação -CPADIS. Sobre o tema, a assessora sindical do Sindy, Dra. Eliane Cesário, destacou a necessidade de que sejam estabelecidas responsabilidade e atribuições no âmbito institucional.

A próxima reunião da mesa ficou pré-agendada para o dia 08/04, quando serão retomados os temas da primeira reunião com propositura de ações específicas para seu tratamento.