Nossa Pauta

Revisão do fluxo de carreira

Nossa Pauta | 26 de janeiro de 2021

Dentre as principais pautas do Sinditamaraty, a luta em defesa da revisão dos fluxos de carreira no Ministério das Relações Exteriores é uma das mais urgentes e atuais. A falta de critérios objetivos e transparentes nos processos de ascensão funcional provoca lentidão nas promoções dos servidores do MRE.

Os servidores estacionam na carreira em razão da mudança na regra de ascensão, aplicada pelo Itamaraty em 2009, na qual quem já havia cumprido quase todos os requisitos válidos para ascensão até o momento, não pôde ser promovido por falta de regras de transição.

Recentemente, o Sindicato levou a pauta à Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD) e ao Departamento do Serviço Exterior (DSE), e demandou a regulamentação das vagas ociosas do Ministério, condição sine qua non para evitar a estagnação nas carreiras.

O tema também foi abordado em ofício destinado ao ex-chanceler Carlos França, em 2021, bem como à equipe técnica de política externa do gabinete de transição do governo Lula, em 2022. Além disso, o Sinditamaraty enviou ofício em 2019 ao embaixador Alexandre Porto para tratar da problemática.

Na análise do Sindicato, é essencial destravar tais mecanismos por meio da implementação de uma política prática que solucione o engessamento nas promoções e, assim, realize a redistribuição do quantitativo de cargos em cada classe de todo o Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Leia outras notícias relacionadas ao tema:

• Pauta entregue ao Ministério das Relações Exteriores em setembro de 2014: https://bit.ly/3F2OsGL.

• Pauta entregue ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em maio de 2015: https://bit.ly/3YqpS9t.

• Sinditamaraty reivindica a divulgação de informações acerca do mecanismo de promoções do segundo semestre de 2015 e a garantia da adoção de mecanismos de ampla divulgação dos processos futuros: https://bit.ly/406BL6n.

• Ação Civil Pública aponta irregularidades no âmbito do Ministério das Relações Exteriores por inobservância dos princípios da impessoalidade e publicidade nos procedimentos de promoções por merecimento dos diplomatas de carreira: https://bit.ly/3wyGIHM e https://bit.ly/409stqj.

• Sindicato se coloca à disposição para compor grupo de estudo e expõe a necessidade de planejamento estratégico que contemple os mecanismos de promoção para 2022 a 2025: https://bit.ly/3XYv1pl.

• Carta com principais pautas do Sinditamaraty é entregue à equipe técnica de política externa do gabinete de transição do governo Lula: https://bit.ly/3VCOATe.