Featured

Novembro Azul: prevenção é o melhor cuidado

O mês de novembro chega com um importante alerta: o câncer de próstata é o tipo que mais afeta pessoas com o órgão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 71.730 novos casos no Brasil em 2025. Em contrapartida, é um dos que têm maior chance de cura quando diagnosticado precocemente.

A Campanha Novembro Azul começa neste sábado (1º) com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa surgiu na Austrália, em 2003, e estabeleceu o 17 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos casos poderiam ser prevenidos evitando os principais fatores de risco e 30% podem ser curados se detectados precocemente e tratados adequadamente.

Entre os fatores de risco, estão questões genéticas, hábitos relacionados ao estilo de vida e a idade, já que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos

Pessoas com excesso de gordura corporal e aquelas expostas a alguns tipos de substâncias químicas — comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, fuligem e dioxinas — também apresentam risco aumentado para a doença. Além disso, pessoas fumantes têm maior probabilidade de morte por câncer de próstata.

Na fase inicial, segundo o INCA, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas ou manifestar sinais semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Em estágios mais avançados, pode causar dor óssea, infecções generalizadas ou insuficiência renal.

A detecção precoce pode ser feita por meio de exame proctológico (toque retal) e do exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). A campanha Novembro Azul reforça que a prevenção e o cuidado são essenciais para todas as pessoas com próstata, independentemente de identidade de gênero ou idade.

Featured

Sinditamaraty participa de debate sobre gestão e avaliação de desempenho no setor público

 

O Sinditamaraty participou, nessa terça-feira (21), de debate sobre gestão e avaliação de desempenho no setor público, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Promovida pela Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), a reunião teve como objetivo discutir medidas para modernização e fortalecimento da administração pública.

Durante sua fala, a presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito, chamou atenção para a necessidade de atualização dos modelos de avaliação de desempenho atualmente adotados pelos órgãos públicos, como acontece no Ministério das Relações Exteriores (MRE), considerado pela entidade ultrapassado e individualista.

Segundo a presidente, a gestão de desempenho deve ir além da mensuração da produtividade e procurar compreender as condições que interferem na atuação das servidoras e dos servidores. “A avaliação de desempenho é imprescindível para que a gente tenha um serviço público de qualidade. Ela deve servir ao propósito de melhorar o serviço público e oferecer ferramentas para que possa melhorar o seu trabalho, e não simplesmente punir”, defendeu Gabriela.

 

Audiência Pública
A audiência, segundo a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), faz parte de um ciclo de debates sobre temas estratégicos da gestão pública, como negociação coletiva, teletrabalho, governo digital e regulamentação dos supersalários. O foco é a valorização dos servidores e a melhoria da prestação de serviços à população.

Confira aqui a participação da presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito.

Featured

Oficiais de Chancelaria têm até sábado (25) para votar nos pontos prioritários da carreira

Os Oficiais de Chancelaria filiados ao Sinditamaraty têm até sábado, 25 de outubro, para escolher os principais pontos de negociação da carreira. Esses itens irão compor as tratativas do novo Regime Jurídico do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Como informado anteriormente, foram identificadas inconsistências na lista de mínimos inegociáveis da carreira de Oficial de Chancelaria, disponibilizada para votação no site na última semana. Por esse motivo, o sindicato está convocando uma nova votação exclusiva para essa carreira.

Para as demais, a votação dos inegociáveis transcorreu sem intercorrências e foi concluída na segunda-feira (20), às 23h59, como informado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quarta-feira (22). Os resultados da votação de todas as carreiras serão divulgados nesta terça-feira (28). 

Como votar

  1. Acesse a Área da Pessoa Filiada no site do Sinditamaraty, utilizando seu login e senha.
  2. Caso ainda não tenha atualizado a senha, use:
    • Login: CPF
    • Senha: sinditamaraty + 3 primeiros dígitos do CPF (ex: sinditamaraty123)
  3. Se esquecer a senha, clique em “Redefinir a senha” para receber um link por e-mail.

Dúvidas? Fale com a gente: (61) 99677-1513.

🕘 A votação estará disponível até sábado, 25 de outubro, às 23h59 (horário de Brasília).



REPLAY - Assembleia Geral Extraordinária (22/10): 

Featured

EDITAL Nº 07/2025 - CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 

A Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), organização sindical de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, inscrita sob o CNPJ nº 11.339.703/0001-65, representante da categoria constituída pelos servidores públicos federais do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), na ativa, aposentados e seus pensionistas, especificamente, os Assistentes de Chancelaria, os Diplomatas, os Oficiais de Chancelaria e os servidores do Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCC) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), nos termos do artigo 2º, inciso LXXVI do Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, que dispõe sobre a Convenção nº 151 e com fundamento nos artigos 2º e 4º, incisos I e IV, artigo 16, inciso I e artigo 17, inciso II do Estatuto, CONVOCA o corpo de sindicalizados, em dia com suas obrigações e no gozo de seus direitos estatutários, para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no próximo dia 22 de outubro de 2025 (quarta-feira), com início às 13h (horário de Brasília), na modalidade virtual, na plataforma Teams (https://tinyurl.com/AGExtraordinaria7), para deliberar sobre: 

1) Apresentação dos pontos inegociáveis da carreira de Oficiais de Chancelaria para tratamento no novo Regime Jurídico do Serviço Exterior Brasileiro; e

2) Votação dos pontos inegociáveis para a carreira de Oficiais de Chancelaria. 

As informações relativas ao acesso à Assembleia on-line e ao sistema de votação serão disponibilizadas no site e nas redes sociais da entidade e por e-mail aos filiados.

A votação eletrônica terá início às 14h do dia 22/10/2025 e fim às 23h59 do dia 25/10/2025.

Brasília, 21 de outubro de 2025.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Página 1 de 19