Sinditamaraty participa da 2ª Marcha das Mulheres Negras

Notícias

Na manhã desta terça-feira (25), o Sinditamaraty participou da 2ª Marcha das Mulheres Negras, em Brasília. Com o tema “por Reparação e Bem Viver”, a marcha reuniu milhares de pessoas de todo o país para lutar pela igualdade racial e de gênero, por uma vida digna, livre de violência e por ações de reparação.

A mobilização ocorre dez anos depois da primeira marcha, realizada em 18 de novembro de 2015. Neste dia, mais de 100 mil mulheres negras do Brasil marcharam contra o racismo, a violência contra a juventude negra, a violência doméstica e o feminicídio.

Além da caminhada pela Esplanada, a programação ao longo do dia inclui shows gratuitos e uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, para apresentação de demandas urgentes — especialmente relacionadas ao enfrentamento da atual política de segurança pública, em resposta à recente chacina ocorrida na Penha, no Rio de Janeiro.

Promovida pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, a mobilização faz parte da programação da Semana por Reparação e Bem-Viver, que ocorre de 20 a 26 de novembro, na capital federal, trazendo debates, atividades e apresentações culturais que destacam o protagonismo das mulheres negras em todo o país.