Featured

Filiadas e filiados do Sinditamaraty têm até terça-feira (16) para decidir sobre declaração de estado de greve

As filiadas e os filiados do Sinditamaraty têm até esta terça-feira (16) para decidir sobre a declaração de estado de greve dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em razão do atraso no pagamento do auxílio-moradia — antiga Residência Funcional (RF). A votação foi aberta no início da tarde desta segunda-feira (15), durante Assembleia Geral Extraordinária.

O sindicato informou à justiça o descumprimento da decisão que determinou, em 2015, a obrigação da União de pagar sem atrasos a RF. A medida foi tomada após diversas filiadas e filiados relatarem a ausência de pagamento da indenização referente ao mês de novembro.

Diante da recorrência de atrasos ao longo do último ano, o Sinditamaraty também ajuizou, no segundo semestre de 2024, mandado de segurança preventivo com o objetivo de evitar novas irregularidades no repasse.

O auxílio-moradia é uma indenização devida às servidoras e aos servidores do MRE quando em missão permanente ou transitória no exterior, sendo essencial para custear despesas habitacionais no posto de lotação.

 

Como votar
Acesse a “Área da Pessoa Filiada” no site do Sinditamaraty com login e senha. Caso não tenha atualizado a senha, use:
Login: CPF
Senha: sinditamaraty + 3 primeiros dígitos do CPF (ex: sinditamaraty123)

Se esquecer a senha, clique em “Redefinir a senha” para receber um link por e-mail.

Dúvidas? Entre em contato: (61) 99677-1513.

A votação estará disponível até às 23h59 de terça-feira, 16 de dezembro (horário de Brasília).

Featured

Sinditamaraty acompanha encerramento do curso de formação de Oficiais de Chancelaria

Nesta sexta-feira (12), o Sinditamaraty realizou uma ação para desejar boa prova aos 55 candidatos convocados para o curso de formação do último concurso de Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizado em 2023. A etapa de formação, realizada entre 8 e 12 de dezembro, será concluída com uma avaliação final no próximo domingo (14). O curso compõe a segunda fase eliminatória do certame.

Durante a visita, a presidente Gabriela Perfeito, apresentou a estrutura e funcionamento do sindicato, além de explicar a atuação das servidoras e servidores que compõem o quadro do MRE — Assistentes de Chancelaria, Diplomatas, Oficiais de Chancelaria e servidores do PCC/PGPE.

A presidente também destacou a importância desse momento para o fortalecimento do Itamaraty. “O Ministério tem um déficit grande de servidores, tanto em Brasília quanto no exterior, então vocês são muito bem-vindos. Boa sorte a todos e que façam uma excelente prova”, reiterou.

O edital de convocação dos aprovados no Cadastro Reserva foi publicado em novembro, após um ano de mobilização e articulação conjuntas do Sinditamaraty e da Comissão de Aprovados. Agora, o trabalho segue em busca do reconhecimento da necessidade de concursos regulares visando a recomposição contínua dos quadros do MRE — uma demanda que se torna ainda mais urgente diante do aumento contínuo da população brasileira no exterior e do consequente crescimento dos serviços consulares, além da participação do país em grandes eventos internacionais, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

Além disso, o sindicato vem articulando junto ao Legislativo a proposta de alteração do Artigo 7º da Lei nº 8.829/1993, que define as regras de ingresso nas carreiras de Assistente e Oficial de Chancelaria. O texto, já aprovado pelas filiadas e filiados, propõe que o concurso público passe a ser composto por provas ou por provas e títulos, e que o curso de formação passe a ser considerado uma etapa de capacitação, realizada após a nomeação, com duração mínima de 60 horas/aula. Atualmente a legislação determina que o ingresso nas carreiras ocorra somente após aprovação em duas etapas: prova de conhecimentos e conclusão do curso de formação.

Featured

EDITAL Nº 08/2025 - CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Secretária Geral do Conselho de Gestão Estratégica do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), organização sindical de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, inscrita sob o CNPJ nº 11.339.703/0001-65, representante da categoria constituída pelos servidores públicos federais do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), na ativa, aposentados e seus pensionistas, especificamente, os Assistentes de Chancelaria, os Diplomatas, os Oficiais de Chancelaria e os servidores do Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCC) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), nos termos do artigo 2º, inciso LXXVI do Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, que dispõe sobre a Convenção nº 151 e com fundamento nos artigos 2º e 4º, incisos I e IX, artigo 16, incisos III e XI e artigo 17, inciso I do Estatuto, CONVOCA o corpo de sindicalizados, em dia com suas obrigações e no gozo de seus direitos estatutários, para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no próximo dia 15 de dezembro de 2025 (segunda-feira), com início às 13h (horário de Brasília), na modalidade virtual, na plataforma Teams (https://tinyurl.com/AssembleiaGeral8), para deliberar sobre: 

 

1) Discussão e votação de mobilização sobre o pagamento das RFs (atrasados e futuros); 

2) Comitê de Mobilização - vagas disponíveis e substituição de representante do CGE; e 

3) Informes. 

 

As informações relativas ao acesso à Assembleia on-line e ao sistema de votação serão disponibilizadas no site e nas redes sociais da entidade e por e-mail aos filiados. A votação eletrônica terá início às 14h do dia 15/12/2025 e fim às 23h59 do dia 16/12/2025. 

 

Brasília, 11 de dezembro de 2025.

Confira o Edital de Convocação.

Featured

Prazo para registro de candidaturas está aberto

O prazo para registro de candidaturas e envio de propostas de atuação já está aberto. As pessoas interessadas em compor a Diretoria Executiva ou o Conselho de Gestão Estratégica (CGE) do Sinditamaraty têm até às 12h do dia 17 de dezembro (horário de Brasília) para se candidatar.

As servidoras e os servidores que desejarem concorrer a um dos cargos vagos da entidade devem estar filiados há pelo menos seis meses e com a mensalidade sindical em dia.

 

Fichas de candidatura
Os requerimentos necessários para a candidatura devem ser preenchidos, assinados (manual ou eletronicamente) e encaminhados em formato PDF para o e-mail da Comissão Eleitoral (Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) até às 12h do dia 17 de dezembro, horário de Brasília. O assunto do e-mail deve ser: “Candidatura eleitoral”.

No ato de inscrição, além do requerimento, as pessoas candidatas poderão enviar, caso desejem, suas propostas de atuação ao longo do mandato, para fins de divulgação.

As candidaturas para todos os cargos são individuais, e serão eleitas as filiadas e os filiados mais votados durante o pleito.

 

Confira os requerimentos de inscrição:

Requerimento_de_inscrição_-_Diretoria_Financeira_-_2025.2027_1.docx

Requerimento_de_inscrição_individual_-_CGE_2025.2027_1.docx


As candidaturas homologadas serão divulgadas pela Comissão Eleitoral até o dia 18 de dezembro de 2025.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Página 1 de 24